Governo do Cear
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto

Rocha Magalhães é agraciado com Prêmio Joaquim Feitosa

13/06/2017 - SEMACE/ASCOM



Um defensor único da Natureza, mais especificamente da Caatinga, um homem que faz sua parte na luta pela preservação ambiental, que almeja dias melhores e muito mais verdes. Um cidadão assim precisa e merece ser reverenciado por todo mundo. Assim, o economista Antônio Rocha Magalhães recebeu, na tarde da última sexta-feira, durante solenidade na Assembleia Legislativa, o Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa. A cerimônia ocorreu na semana oportuna em que foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

O deputado Audic Mota (PMDB), primeiro secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, que presidiu a solenidade, afirmou que era uma grande satisfação comandar a entrega da medalha que leva o nome de uma das maiores personalidades da área ambiental do Ceará e do Brasil. “O Rocha Magalhães é uma dessas pessoas que fez por merecer, da Assembleia Legislativa e da Secretaria do Meio Ambiente, esse reconhecimento, devido a sua luta pela preservação do semiárido e do bioma caatinga”, destaca Audic.

Reconhecimento
“Feliz do homem que é reconhecido na sua própria terra, por isso deixo meus parabéns ao reconhecimento ao trabalho do Rocha Magalhães. É uma tristeza perceber que a Natureza fala e o gênero humano não a escuta, durante séculos o semiárido nordestino sofreu – e ainda sofre – com secas, misérias e é lamentável como isso não era ligado às questões climáticas. Nos anos 1980, começaram a surgir pensadores, especialistas que iniciaram um processo diferente de enxergar essa realidade, e nós tivemos o privilégio de ter a nosso favor Rocha Magalhães”, disse Artur Bruno, titular da Secretaria de Meio Ambiente.
O homenageado falou ao Estado Verde da dimensão dessa premiação. “É importante esse reconhecimento, até porque a gente que trabalha pela Natureza, pela Caatinga muitas vezes pensar estar pregando no deserto. Isso nos incentiva a continuar, a seguir, que seja estímulo a outros que queiram se juntar a nós, a Caatinga é muito rica, mas está sendo subutilizada de forma depredatória, e a nossa intenção e esperança é de que isso mude”, disse Rocha.

Contribuição
Renato Aragão, do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga, lembrou que o economista foi o responsável por priorizar a defesa do meio ambiente no Estado ao contribuir para a criação da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) e do Comitê Estadual do Meio Ambiente, na década de 1980. “Rocha Magalhães tem contribuído muito para o desenvolvimento do Ceará”, avalia.
Também participaram da solenidade o secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, Inácio Arruda, e os superintendentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama ), Herbert Lôbo; da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio, e do Meio Ambiente do Estado do Ceará (Semace), José Ricardo Araújo Lima. Estiveram presentes ainda a presidente da Fundação Bernardo Feitosa e esposa de Joaquim Feitosa, Dolores Feitosa; a prefeita de Canindé, Rozário Ximenes, além de ambientalistas e representantes de universidades cearenses.

Uma vida dedicada à conservação ambiental

Antônio Rocha Magalhães possui Doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1983). Atualmente é consultor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos. Tem experiência na área de planejamento urbano e regional. É membro do painel intergovernamental sobre mudanças climáticas.
Rocha Magalhães tem trazido as terras secas para o centro do debate da conservação ambiental. Tem promovido discussões, organizando fóruns em nível regional, nacional e internacional, visando mobilizar a sociedade e agentes públicos na causa da preservação do Bioma Caatinga. Tem sido um incessante defensor, e sua atuação tem ajudado na implementação de ações de preservação e conservação da caatinga.

SEMACE - Rua Jaime Benévolo 1400 Bairro de Fátima, 60050-081 Fortaleza, CE, Brasil - Ver localização no mapa
CALL CENTER: (85)3101-5580 DISQUE NATUREZA: 0800.2752233 / OUVIDORIA: (85) 3101-5520 - ouvidoria@semace.ce.gov.br

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.